Praxe
Oi, oi Ladies and Gentlemen!
O ano lectivo já começou… até nas universidades…
Acredito que no meu IPVC as coisas ainda andem a meio gás… horários que estão mal feitos, salas trocadas… enfim… nos quatro anos que lá estive foi sempre assim… e acho que isso é uma coisa que não muda 😉
Mas uma coisa que já deve ter começado com força com certeza é a Praxe!
Para muitos Praxe é uma palavra negra… algo detestável… onde os alunos são humilhados, mal tratados e perdem tempo das suas vidas enquanto deveriam estar nas aulas ou estudar em casa… e acabam todos bêbados ou drogados no hospital…
Bem… quem pensa isso com certeza que não foi praxado… ou então foi mal praxado….
E digo-vos mais…
A Praxe trouxe várias experiências únicas para mim…
Eu NUNCA me senti HUMILHADA… Eu NUNCA fui MAL TRATADA… muito pelo contrario.. a praxe só me fez bem!
Foi na praxe que me senti completamente integrada, valorizada até, mostraram me que não é o meu aspecto, peso e afins que me faziam ser quem sou… mas sim as minhas atitudes! Subiram me a auto estima em 1000%, mostraram me que a vida põem barreiras mas eu tenho que ter coragem para as superar.
Ensinaram me a distinguir os bons amigos do maus amigos… abriram me os olhos em muitos aspectos… e hoje eu sei que todos aqueles que lá conheci são amigos para a vida, e mesmo que eu passe 100 anos sem os ver eles virão em meu socorro caso eu precise.. da mesma forma que eu faria isso por eles!
A praxe ensinou me a ser independente.. a sair debaixo das saias da mãe, a lutar pelo que quero, a não ter medos.. mas ao mesmo tempo a trabalhar em grupo!
E por incrível que pareça na praxe também se fala das aulas…
Trocam-se conselhos… trocam-se apoios, para que uma pessoa nunca desista daquele cadeirão!
E sim, nunca faltei a uma aula por causa da praxe… porque a praxe é sempre nas horas vagas!
“Ai Sami mas essas horas vagas são para estudar!”- Existe tempo para tudo… se eu tivesse gasto todo o meu tempo a estudar certamente não iria acabar o curso.. tinha entrado numa depressão e cortado os pulsos… como acontece com muita boa gente que se fecha em casa #ficaadica #eujaviisso.
Mas sim… eu sei que existe Praxe com abusos… mas isso já não é Praxe!
Como em todo lado existem boas pessoas e más pessoas… que pensam que tem poder e podem fazer o que quiserem….
Mas para combater isso existe uma coisa muito linda chamada “Código de Praxe”, onde estão as “regras” da Praxe …
Uma delas… é que a integridade física e moral do caloiro deve ser mantida em todos os momentos da Praxe!
Se o praxista não cumpre essa regra obviamente deve ser penalizado e não merece usar o negro!!!
Não é preciso ter medo, basta falar com um membro praxista superior, que certamente prefere penalizar uma pessoa que não sabe praxar e manter a praxe limpa e em paz!
Eu tive a sorte de ter uma praxe boa, com bons princípios, nunca ninguém me obrigou a nada… consegui passar a praxe se beber álcool, sem fumar, ninguém me amarrou com cordas ou enterrou na areia… sempre tive a possibilidade de sair da praxe a hora que quisesse..
Eu não me arrependo de ter sido praxada.. alias.. eu adorava passar por tudo novamente, essas são com certeza as recordações mais fortes da minha vida!
Por isso recomendo a todos! É uma forma de integração… não só com o próprio curso mas com a escola em geral!
Mas claro, se experimentarem e não se sentirem bem.. podem sair… não pagam nem mais nem menos!
(Existe o mito que as pessoas que não são praxadas são excluídas! O meu curso tinha alguns anti-praxes e eles nunca foram mal tratados, postos a parte ou algo do género… apenas não existia tanto tema para falar )
E bem .. esta é a minha opinião 😉
Divirtam-se !!!
4 Comments
-
-
Sami foste das melhores caloiras que ja passaram no nosso curso 😉 e concordo com tudo que escreveste e realmente tenho muita pena que haja ‘praxistas’ a denegrir a imagem da praxe .. Beijinho
Helena Pereira
Ai, que bom! Alguém que fale do lado maravilhoso que as praxes têm! Eu também praxada e tive uma experiência óptima e, tal como tu, apetece-me passar por tudo outra vez, principalmente quando ando pela rua e vejo caloiros por todo o lado. São as pessoas que fazem com as praxes fiquem mal vistas e eu tenho imensa pena que isso aconteça!