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Organização em casa – Os meus 7 truques!

Janeiro 3, 2018

Começa Janeiro e começa a saga da organização que só dura no máximo até Março!

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Oi, oi Ladies and Gentlemen!
Se clicas te neste post, minha amiga ou meu amigo, é porque tu, tal como eu, tem o objectivo de ser super organizado este ano..
Aliás.. todos os anos é a mesma coisa! Compro agendas e meto lá em letras gordas “Organizar os tarecos todos”.
Eu até consigo organizar as coisas bonitinhas.. o problema é manter!
Mas já encontrei algumas dicas que me ajuda não só no processo de organização mas também e ajudam a mante-la em vários sectores da minha casa!
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1- Tupperwares organizadores na cozinha

Começas o ano e além de ser uma pessoa organizada queres estar na dieta não é mesmo?
Por isso esta dica é para ti!
Para a dieta não há nada melhor do que definir porções e adiantar trabalho. Por isso no dia em que fizeres as compras da semana pesa a carne que consumirás por refeição e coloca-a num Tupperware.
Assim quando fores a cozinhar durante a semana já saber que só podes comer aquela quantidade!
Podes também cortar os legumes e separar em porções nos vários potinhos, criando diferentes misturas para não enjoar.
E claro que podes fazer uma panela de sopa e separar em porções e ir comendo ao longo da semana…
Sim.. vai ser um dia complicado cheio de trabalho, mas compensa muito ao longo da semana!
Vais ter mais tempo para ti e mais foco na dieta!
Além de que vai manter o teu frigorifico mais organizado e até limpo! Vais ver que vais ter mais espaço no congelador também.

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2- Organiza os teus temperos

Quem esta de dieta acaba por recorrer muito a temperos para dar mais sabor a sua comida sem adicionar calorias.
Por isso criamos uma enorme colecção de frascos e frasquinhos!
No meio da confusão acabamos por nunca saber onde estão as coisas que precisamos e pode até causar acidentes.
(Quem nunca trocou canela por nós moscada?)
Além de que por vezes um tempero cai e suja toda a dispensa, dando um trabalhão enorme!
Por isso resolvi reutilizar o organizador de pia que estava parado cá em casa. Os temperos cabem perfeitamente nas suas divisões e posso criar “Famílias de temperos”!
Assim cada um deles tem o seu sítio, é mais fácil de encontrar, e a probabilidade de dar asneira é menor, além de ser mais fácil de limpar caso algum tempero caia.

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3- Caixinhas do Ikea na lavandaria

Volta e meia o ikea lá começa uns saldos ou promoções.. Normalmente nem gosto de nada mas aproveito sempre para comprar caixas organizadoras pequenas para organizarem a minha lavandaria.
Aproveito para guardar sacos, molas da roupa, produtos de limpeza e também para separar a roupa que precisa de ser passada!
Tenho uma caixa para roupa urgente, roupa que uso pouco, roupa que precisa de cuidados extra e outra para roupa tão complicada que só a minha mãe consegue tratar 😉
Para não falar claro da caixa para meias perdidas! (Impressionante, parece que a maquina come meias!)
Essas caixas também são jeitosas para os amantes de tecnologias que se vêem cheios de fios e cabos!
Podem separar os cabos em cada caixa, por exemplo, tudo o que for da máquina de fotografar vai para um lado, o que for do telemóvel vai para outra caixa, etc!

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4- Organiza a papelada com pastas!

Bem.. esta dica não é propriamente nova 😉
Mas infelizmente não conheço melhor maneira de organizar a papelada que temos em casa..
(A não ser passar tudo para digital)
No final do ano temos que dar duas voltas as gavetas e tirar toda a papelada que não importa.. ao fim e ao cabo é lixo, e por vezes dificulta o processo de encontrar o que realmente é importante.
Então eu pego numa pasta e faço alguns separadores, como contas, garantias, saúde, segurança social, etc..
E coloco os papéis em capinhas plásticas para que não se estraguem.
No caso de talões importantes como garantias, colo-os numa folha A4 e escrevo em letras gordas ao que se refere!
Porque as vezes no talão têm um nome estranho da marca ou modelo que fica complicado de perceber ao que se refere (as vezes só percebemos pelo preço).
Assim é mais fácil identificar!

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5- Cabides finos no Closet

Devo admitir que talvez tenha um bocadinho de roupa a mais no meu armário.. por isso tenho que aproveitar bem o espaço!
Uso cabides bem fininhos e leves para que mais roupa caiba lá e também para que seja mais fácil tirar e meter a roupa no armário sem deitar nada a baixo.
Se a roupa é escorregadia podes usar cabides emborrachados ou usar elásticos de plástico nas pontas para que não caiam tanto.

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6- Caixas de plástico para organizarem sombras

No meio da confusão de maquilhagem a gente nem sempre sabe o que tem ou deixa de ter… eu por exemplo já comprei 2 vezes a mesma sombra!
Então eu tento organizar as minhas paletinhas pequenas e sombras individuais em caixinhas de plástico!
Podemos comprar caixas na loja do euro, mas eu acho que acaba por sair caro, por isso eu prefiro reutilizar caixas de ferrero ou caixas de cotonetes!
Mas também já comprei mini caixas de prenda na loja dos chineses (3 por 1 euro) e utilizei a tampa e a base para organizar as sombras!
Normalmente organizo por marca e depois por gama e cor!
Funciona bem comigo…

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7- Plasticina para a organização dos batons

Uma dica extra para as amantes de maquilhagem!
Eu não gosto de ter batons em caixinhas como as sombras..
Não me parecem organizados, fica difícil de encontrar o que quero.. não me parece funcional
Também não me apetece gastar balúrdios em divisórias de acrílico, apesar de bonitas não vejo muito interesse de as ter metidas numa gaveta.
Por isso inventei o meu sistema de organização de batons
Comprei uns potes de plasticina na loja do euro (1,49 por 4 potes) amassei bem, alisei e fiz uma espécie de tapete de plasticina dentro da gaveta.
Depois organizei os batons por ordem de marca preferida e que uso mais até aos batons que uso menos.
Fui pressionando o batom na plasticina até ele ficar bem seguro!
Assim eles ficam de pé até de rabo para cima para que consiga identificar melhor a cor, não caem e fica muito mais bonito e organizado!
E vocês? Tem alguma dica de organização para me ajudar com as tralhas?

Divirtam-se !!! ;)

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